quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Apologia ao Movimento II - Dia do profissional de EF?


Caros Amigos e Colegas de profissão,

Seguindo o mote de meu último post, aproveito a data de hoje para continuar o debate sobre o Movimento, graças também ao post do nobre prof. Laercio no CEV...

De início já digo que não sou contra o dia do “profissional de Educação Física”, mas não acredito no mote pelo qual foi criado (Não achei link do movimento contrário, mas sei que tem. Se alguém tiver a ajuda será bem vinda!). Prefiro o Dia dos Professores...

Não acredito que uma entidade / instituição / associação / conselho ou algo que o valha nos dará o verdadeiro crédito pela nossa atuação, mas sim nossos alunos e/ou quem se beneficia daquilo que fazemos como meio produtivo. Exemplos de má conduta profissional existem em todas as áreas, inclusive nas especialidades consideradas nobres (outro link) e não acho que uma entidade pode resolver o problema. Colaborar para essa solução exigiria um alto grau de maturidade de seus membros...

O que falta realmente é EDUCAÇÃO!! Nessa semana saiu no Fantástico, depois do programa A LIGA com o tema educação (a Globo sempre atrasada), uma discussão sobre o direito e violência na educação... Nem vou comentar alunos agredindo professores, mas vale a brilhante fala da profa. Amanda Gurgel na câmara dos deputados estaduais do RN.





Já imaginaram EDUCAÇÃO e saúde somente públicas? Todos com só uma opção de escolas e hospitais públicos, iguais para todos? Filhos de empresários e favelados na mesma escola? Filhos de deputados, senadores e trabalhadores nas mesmas escolas, sem opções de público e privado? (tema para uma tese eu sei, mas é o que acredito...)




Devem estar se perguntando “onde entra o movimento nessa história toda?”. Entra como objeto de estudo e manifestação da Educação Física (também conhecido como Cultura Corporal de Movimento). É por meio do movimento que nós PROFESSORES, EDUCADORES, ensinamos (e aprendemos).

Aqui na net também, o movimento tem que acontecer!! Busquei um pouco no Twitter e até encontrei algumas manifestações lembrando do famoso dia 1º de setembro, mas onde deveríamos ver ações concretas, nada!



Ministério dos Esportes, Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Turismo de São Paulo (essa com o último secretário envolvido em corrupção e Secretaria Municipal de Esportes, Lazer  e Recreação de São Paulo: NADA! Ações inexistentes, orçamentos ínfimos, políticas sem continuidade mas cheias de eventos (Ah é, tem copa, olimpíadas...).

Se não há movimento político (no sentido filosófico, na definição, não no sentido partidário) que nos estimule a ter uma vida mais saudável desde a infância, pode ter certeza que nossa história de vida mostrará isso.




Finalizo parabenizando meus pares, com a ressalva da data, acreditando muito na minha escolha e feliz por tê-la feito, mas nunca aceitando de forma passiva a situação a que somos submetidos como professores / educadores!

Dia 15 de outubro comemorarei de verdade e como disse o professor Salomão Becker: "Professor é profissão. Educador é missão", eu escolhi as duas!!!

Não se esqueçam, deixem suas opiniões!

Abs e até o próximo post.
A
Related Posts with Thumbnails